sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Orientações para o Seminário

Olá pessoal!

Hoje concluímos mais um encontro presencial. E agora, vocês vão colocar em prática o que estudamos nesses três dias de formação.

Conforme combinamos, apresentamos aqui as orientações para o Seminário de Avaliação.

O seminário visa à socialização dos trabalhos que contemplem os temas e as práticas desenvolvidas durante o curso. Terá a seguinte organização:

• Dia 16/12- Socialização dos trabalhos entre professor formador e seus respectivos tutores e avaliação pelo professor formador;

• Dia 17/12 – Socialização dos trabalhos entre todos os formadores e tutores. A seleção dos que serão apresentados neste dia será feita pelo professor formador e sua turma.

9h-12h: Apresentações
12h-13h- Almoço
13h-16h: Apresentações
16h-17h: Encerramento

Orientações para Seminário

Professor tutor, selecione uma atividade aplicada na sala de aula por um(a) professor(a) cursista que foi orientada por você durante a formação. Esta atividade deverá ser apresentada em duas modalidades: oral e escrita.

I. Modalidade Oral

Para apresentá-la no dia 16 de dezembro, você pode preparar slides para o data show, banners ou cartazes em papel branco 40.

As informações a serem apresentadas devem seguir o roteiro abaixo, de modo a descrever todo o processo:

a. Contexto - o contexto em que ocorreu essa atividade (série ou ano dos alunos, município, perfil do professor da turma, o ambiente escolar (é um ambiente letrador?) e duração da atividade.

b. Competências e habilidades - quais as competências e habilidades que se espera desenvolver com essa atividade.

c. Desenvolvimento da atividade - como foi aplicada a atividade, passo a passo.

d. Avaliação: análise e reflexão sobre a atividade

    i. Avaliação do professor cursista – os objetivos planejados foram alcançados? Quais foram os pontos positivos e os que precisam ser aperfeiçoados de acordo com a visão do professor cursista.

    ii. Avaliação do Professor tutor – na sua opinião, os objetivos planejados pelo cursista foram alcançados? Quais foram os pontos positivos e os que precisam ser aperfeiçoados de acordo sua análise.

e. Sugestões do professor tutor para o professor cursista:

   i. A partir da sua avaliação, o que você planejaria ou modificaria para melhorar a atividade?

   ii. Cite outras atividades que foram estudadas por você que estão relacionadas com a atividade proposta pelo cursista.


II. Modalidade Escrita (Letramento Situado)

O registro da atividade deve ser entregue ao seu professor formador, no dia 16 de dezembro, em forma de Relatório. O texto deve conter todas as informações acima, mas de modo discursivo, não em tópicos.


Atividades Pendentes

A entrega de trabalhos do tutor ao professor formador deverá atender as condições descritas a seguir:

• Todas as atividades relativas aos encontros anteriores deverão ser enviadas ao professor formador até o dia 30 de outubro, impreterivelmente.

• Os trabalhos referentes ao fascículo 07 deverão ser entregues no seminário de avaliação. Nenhuma atividade será recebida após esta data.


Abraço grande,


Professoras Luzineth, Tatiana, Vanessa e Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário