terça-feira, 6 de julho de 2010

2º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade

O Prêmio é um convite aos professores do Brasil para refletirem e compartilharem suas ideias sobre como levar a sustentabilidade para a sala de aula

”Quase tudo o que existe pode ser modificado pelo homem, mas o que realmente precisa ser modificado é a maneira de agir, de pensar, de cuidar”. É assim, sob o olhar de um garoto como Joelmir Tailon de Araújo Ferraz, 15, de Formosa do Rio Preto, na Bahia, que fica evidente a importância de aprender a tecer uma rede de cuidados para criar a grande rede da sustentabilidade. É com esta percepção que, no ano internacional da biodiversidade, o Instituto Ecofuturo lança o 2º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade, com a chancela do Ministério do Meio Ambiente, e convida professores de todo o País a compartilharem suas idéias sobre como trabalhar o tema do cuidado pela vida de forma multidisciplinar e transversal em sala de aula.

O Prêmio abre um canal de comunicação com os educadores para que escrevam projetos ou planos de aula que demonstrem como ensinar, na prática, algo que deveria fazer parte da base de toda experimentação e todo aprendizado, que envolve, essencialmente, o cuidado com o outro, com si próprio e com todas as formas de vida no planeta. O projeto está aberto a professores das redes pública e privada de todo o Brasil, da educação infantil, ensino fundamental e médio, e EJA, bem como de outras instituições onde se realizem atividades educacionais. As inscrições estão abertas de 25 de junho a 25 de agosto e devem ser realizadas pelo hotsite: http://www.premioecofuturo.com.br/2010/index.php/home.html

O diferencial desta edição é a proposta aos professores de acessar também uma bibliografia literária, seja para sua reflexão ou para o trabalho em sala de aula, por se tratar de um recurso relevante para ativar outros canais de percepção e apropriação de sentidos. Por isso, O Ecofuturo preparou e disponibilizou no hotsite do Prêmio um material de referência, composto por textos do escritor e jornalista Daniel Piza e pelo poeta Bartolomeu Campo de Queirós, visando incrementar a base de pesquisa e auxiliar os educadores na missão de pensar projetos que ajudem a propiciar aos seus alunos aprendizados sobre o tema central do Prêmio: Saber cuidar.

A premiação contemplará os dez melhores autores com a publicação de seus projetos em livro, R$ 3 mil em dinheiro e uma coleção de títulos de literatura e ecologia. As escolas onde estes educadores lecionam ganharão uma coleção de livros de literatura e ecologia e um computador com impressora.

“A partir da nossa experiência de dez anos na realização de concursos de redação em nível nacional, para alunos e professores de toda a grade curricular, percebemos a importância de criar um canal de comunicação e troca com os educadores, visando conhecer, reconhecer e compartilhar ideias sobre projetos de educação para a sustentabilidade. Assim, acreditamos que podemos contribuir, à distância, com a ampliação de repertórios de qualidade para que o educador se sinta mais preparado para tratar o tema com seus alunos em sala de aula, de modo que estes aprendam como podemos ser mais cuidadores e cuidadosos com a vida, argumentando com gosto e competência”, conta Christine Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo.

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